Design e tecnologia a serviço da economia e do mercado financeiro

Lucas Baldissera. 30 de Janeiro de 2017

Startup de Florianópolis contrata consultoria da Entre Gestão & Design para aprimorar o CataMoeda, um serviço que recoloca moedas em circulação e alivia um problema crônico no varejo brasileiro: a falta de troco

Uma parceria entre a Cata Company, empresa de tecnologia e inovação com sede em Florianópolis, e a Entre Gestão & Design, de Joinville, promete incrementar um serviço que recoloca em circulação no país as moedas esquecidas no fundo de gavetas, cofrinhos ou bolsos. Um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estima que bilhões de reais estejam retidos em casa, o equivalente a um terço das moedas emitidas pelo Banco Central, tornando a falta de troco um problema crônico no varejo.

Para resolver essa situação, a Cata Company - startup que desenvolve soluções inovadoras para o varejo e o mercado financeiro - criou o CataMoeda, um equipamento que permite trocar as moedas por cédulas ou vale-compras e, assim, movimentar a economia. Após fechar uma parceria exclusiva em 2015 com a empresa Prosegur, 226 máquinas foram adquiridas e comercializadas a clientes da multinacional espanhola – empresa de segurança privada que atua na área de logística de valores e gestão de numerário – que se somaram às 74 máquinas já em funcionamento, totalizando 300 máquinas que operam em estabelecimentos comerciais de 22 estados.

A Cata Company pretende, em 2017, aprimorar a performance e usabilidade do serviço e identificar novas oportunidades de mercado. A aposta para alavancar os negócios foi a contratação da Entre Gestão & Design, responsável pela consultoria que identificou mais de 30 grupos de ideias e oportunidades de melhorias para o CataMoeda, todas com foco na satisfação do usuário e nas funcionalidades do equipamento.

Para o designer Maurício Marcos, coordenador do projeto e especialista em Design Thinking e Experiência de Usuários, a realização de uma pesquisa etnográfica foi fundamental para garantir a conexão com os usuários, perceber contextos, motivações e hábitos de uso, assim como compreender a fundo o serviço, seus pontos de contato e a dinâmica de uso em seu ambiente. “Com a imersão foi possível alcançar um diagnóstico rico em informações acerca dos usuários, os pontos fortes e fracos do serviço e suas funcionalidades, gerar diretrizes de melhorias de experiência de usuário e performance do serviço, considerando sua viabilidade, impactos e benefícios ao negócio e seus stakeholders”, explica.

De acordo com a gerente de Marketing da Cata Company, Natália Izidoro, é prática da empresa investir em novos serviços para os usuários do CataMoeda. Um exemplo é a troca de moedas por recarga de crédito de celular – uma alternativa lançada recentemente. “Temos mais planos para este ano e a pesquisa realizada pela Entre Gestão & Design nos trouxe dados importantes para que o desenvolvimento seja feito de maneira mais assertiva. O objetivo principal era aprender mais sobre o nosso público-alvo, conhecer o perfil de quem usa nossos serviços, como e por que acessam nossos serviços e pelo que mais trocariam suas moedas”, diz.

Segundo Izidoro, o profissionalismo da equipe e o nível de detalhamento das informações e sugestões foram diferenciais nesse trabalho. “Eles nos trouxeram excelentes insights, que certamente vão nos direcionar para novas versões do CataMoeda. Começaremos aplicando pequenas alterações na interface do equipamento para melhorar a experiência dos usuários que já conhecem o sistema e incentivar outros a utilizarem o serviço”, continua a gerente.

O proprietário da Entre Gestão & Design, Lucas Baldissera, explica que o ponto de partida para esse projeto foi uma pesquisa de opinião aplicada em estabelecimentos de São Paulo – principalmente redes de supermercados - que já disponibilizam o CataMoeda aos seus clientes. “Analisamos o perfil dos usuários, os locais onde as máquinas estão instaladas e a performance do serviço. Queríamos entender por que o valor de moedas trocado a cada mês varia muito de um estabelecimento para o outro. Com todos os dados em mãos, mapeamos as oportunidades de melhorias”, resume.

Especialista em gestão de marcas e no desenvolvimento de embalagens e produtos, a Entre Gestão & Design mantém, entre as novidades oferecidas em seu porftólio, projetos em design thinking, uma vertente do design baseada em soluções inovadoras focadas na satisfação e nas demandas dos usuários. “A pesquisa etnográfica realizada para o projeto CataMoeda concedeu informações extremamente relevantes, permitindo que as soluções apontadas pela consultoria de design fossem realmente centradas no usuário. Esta dinâmica de aplicação do design é uma tendência atual”, comenta a coordenadora de projetos da Entre Gestão & Design, Jenifer Preuss. 

SOBRE A CATA COMPANY

Com sede em Florianópolis (SC) e uma nova unidade de negócios em Pompano Beach (Flórida, EUA), a Cata Company é uma empresa de tecnologia que desenvolve soluções inovadoras para o varejo e o mercado financeiro. Entre seus produtos comercializados no Brasil está o CataMoeda Prosegur, presente em mais de 140 redes varejistas. Em 2016, a empresa estreou, em parceria com a Prosegur, uma linha inédita de cofres inteligentes voltados aos pequenos e médios varejistas: o CataCash One/Caixa Fácil Prosegur Mini. No mesmo ano, a Cata Company lançou uma linha de equipamentos de back office para concessionárias e empresas de transporte e uma nova plataforma de publicidade para trade marketing. Mais informações: www.catacompany.com.

 


     



(47) 3027 6467                entre@entredesign.com.br                skype: entredesign